Notícias

Construção de uma Agenda Legislativa para o Setor Energético

03-18 - Reunião da Comissão de Minas e Energia

O Deputado Paulo Abi-Ackel apresentou, na comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, requerimento solicitando a realização de audiência pública para a discussão da Agenda Legislativa com as Ações Estratégicas para o desenvolvimento do Setor de Energia no Brasil.

O parlamentar solicitou que seja convidado o Sr. Jorge Gerdau Johannpeter, profundo conhecedor desta área, para apresentação de um painel, que traga informações e sugestões, que permitam a construção dessa Agenda Legislativa para a matriz energética brasileira, diante da ineficiência e estagnação do Governo.

“É notória a crise por que passa a matriz energética do país, seja pela ausência de gestão, a ausência hídrica que comprometeu a geração ou pelas dívidas acumuladas pelo setor. O atual grau de consumo energético e a necessidade de crescimento do País requerem um investimento e maior desenvolvimento dessa matriz, pensada sob os ângulos disponíveis em todas as regiões: hídrica, eólica, solar, nuclear e termoelétrica através dos combustíveis fósseis, sem esquecer os combustíveis alternativos de diversas fontes; considerando que a nossa política energética está com modelo totalmente inadequado diante da demanda”, analisou Abi-Ackel.

O Deputado garante que tais perspectivas e mudanças trazem, ao mesmo tempo, grandes desafios e ameaças ao Sistema Energético e a população é afetada, primeiramente, com apagões e falta d’água e a economia profundamente afetada pela ausência de infraestrutura para o desenvolvimento. O Requerimento foi apresentado na reunião da Comissão nesta manhã e aprovado.

AI 18 03 2015

 

autor: assessoria de imprensa