Notícias

Lançado Programa Minas Comunica II, que levará sinal celular a Distritos de Ouro Preto

11945774966_d3923664f3_c

O Vice-Prefeito de Ouro Preto, Chiquinho Xavier, e o vereador José Maria estiveram em Belo Horizonte, ontem, para o lançamento da segunda etapa do Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais.

Conhecido como Minas Comunica II, o projeto levará o sinal celular aos Distritos de Amarantina, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto e São Bartolomeu.
Localidades eventualmente já contempladas terão melhorias no sinal.

De acordo com o deputado federal Paulo Abi-Ackel – que, como Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, tem trabalhado pela ampliação dos serviços de telefonia móvel e internet – a iniciativa trará desenvolvimento social e econômico às populações beneficiadas.

“Eu ando muito pelo interior de Minas e sei da dificuldade que é para pegar o celular, principalmente nas rodovias e zonas rurais. Felizmente, agora, essa realidade começa a ficar para trás”, comemorou o deputado Paulo Abi-Ackel.

Em sua fala, o Governador Antonio Anastasia lembrou que o Programa teve início ainda na gestão de Aécio Neves. “O sinal de celular significa não só conforto, segurança, mas, fundamentalmente, para o homem do campo, oportunidades de negócios”.

A meta do Executivo estadual é que, até o final do ano, o serviço já esteja disponível em pelo menos 50% dos Distritos contemplados.  A licitação para seleção das operadoras será feita no mês que vem.

A empresa de telefonia celular ou consórcio escolhido receberá incentivos fiscais para implantar o serviço. A abertura das propostas ocorrerá no dia 10 de fevereiro. O vencedor também terá de oferecer internet com tecnologia mínima 3G.

Ao todo, o projeto chegará a 692 Distritos de 359 municípios de Minas, atingindo diretamente 1,17 milhão de pessoas. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 138,4 milhões.

Na foto, também está Mariana Chaves, do deputado Paulo Abi-Ackel.

A.I/P.A 14.01.14

autor: assessoria de imprensa