Notícias

Saúde: eficiência, cuidado, tecnologias e pesquisa no diagnóstico

O deputado Paulo Abi-Ackel participou nesta quarta-feira (05/07) do Seminário Internacional realizado pelas comissões de Seguridade Social e Família (CSSF), de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), de Inovação Tecnológica da Saúde (CETECSAU) e da Comissão Mista de Desburocratização do Congresso Nacional para debater a tecnologia e saúde pública: soluções viáveis para os desafios brasileiros.

O tema central foram os avanços na área de saúde com foco em eficiência, melhoria do cuidado, tecnologias e pesquisa no diagnóstico, além de novidades em tratamento, com ênfase em conformidade e continuidade.

Abi-Ackel propôs na CCTCI a realização do seminário e destacou: “O papel das inovações tecnológicas na área de saúde é tão ou mais fundamental que nas demais áreas de aplicação, pois tem impacto direto no bem-estar e na própria vida das pessoas”.

Veja aqui.

Palavras de saudação, do deputado Paulo Abi-Ackel na abertura do Seminário Internacional :

Ministro Ricardo Barros; Secretário Jailson de Andrade; Deputado Hiran Gonçalves; Deputado Juscelino Filho; Deputado Julio Lopes; senhoras e senhores participantes desta Cerimônia de Abertura do Seminário Internacional “Tecnologia e Saúde  Pública”,  boa tarde!

É com muita satisfação que chego a este evento conjunto das Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Seguridade Social e Família; Comissão Especial de Inovação Tecnológica da Saúde; e Comissão Mista de Desburocratização do Congresso Nacional, no qual serão debatidos avanços na área de saúde com foco em eficiência, melhoria do cuidado, tecnologias e pesquisa no diagnóstico, além de novidades em tratamento, com ênfase em conformidade e continuidade.

O papel das inovações tecnológicas na área de saúde é tão ou mais fundamental que nas demais áreas de aplicação, pois tem impacto direto no bem-estar e na própria vida das pessoas. Bem-estar hoje é também futuro, já que a forma e a velocidade com as quais a tecnologia médica é disseminada na sociedade têm reflexo direto nas condições do sistema de saúde brasileiro e também na própria sociedade.

Esse quadro evidencia a importância fundamental da atuação do Poder Público, primeiramente no fomento ao desenvolvimento tecnológico e à autonomia científica brasileira na área de saúde. Este é um processo que tem impacto direto na universalização do atendimento de qualidade para toda a população.

Mas outro papel importante do Poder Público é o de garantir que as inovações tecnológicas na área médica sejam absorvidas de forma relativamente equânime pelos sistemas público e privado.

Esse cuidado é de fundamental importância para que seja reduzida a defasagem tecnológica e de recursos entre os segmentos público e privado do sistema de saúde brasileiro. A intensificação do uso de tecnologia médica no sistema público de saúde certamente levará a melhor qualidade no atendimento da população mais desassistida e, consequentemente, à redução    das    desigualdades    sociais.

Outro ponto que merece atenção dos gestores públicos é o desenvolvimento de soluções em políticas públicas que enderecem não apenas a questão de redução da desigualdade tecnológica existente, mas também garantam que esse desequilíbrio seja reduzido no futuro.

Nesse particular, é fundamental a atuação do MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA no encorajamento de pesquisas e na promoção do fomento ao desenvolvimento da indústria nacional. A academia brasileira, seguramente, tem muito a contribuir para o assunto, e o Ministério pode catalisar a formação de arranjos produtivos e polos tecnológicos.

Ademais, a sustentabilidade de uma política de incentivo tecnológico de longo prazo deve levar em consideração a obsolescência acelerada dos equipamentos médicos, os quais têm vida útil muito curta e, portanto, precisam dispor de programa de atualização constante, o que é um desafio, especialmente para o setor público.

Dessa forma, senhoras e senhores, estou certo de que este Seminário SOBRE Tecnologia e Saúde Pública trará subsídios fundamentais para a formulação e aperfeiçoamento de políticas e programas de tecnologia aplicada À saúde.

FINALIZANDO, pela importância das temáticas a serem aqui desenvolvidas e pela profundidade com que serão debatidas, cumprimento os organizadores, palestrantes e demais participantes deste evento Internacional de Saúde. Sucesso e bom trabalho a todos!

Muito obrigado.

Deputado Paulo Abi-Ackel

Ministro da Saúde, Ricardo Barros durante palestra no Seminário Internacional

 

AI em 05 07 2017

autor: assessoria de imprensa